Oferecer aos nossos clientes sempre a mais alta qualidade é um elemento essencial da filosofia empresarial da Hansgrohe. Por esse motivo, oferecemos aos primeiros clientes finais (conforme definido abaixo) uma garantia voluntária do fabricante de cinco anos, independentemente de quaisquer reivindicações que existem em relação ao seu vendedor. Encontre os requisitos e detalhes relativamente a esta garantia voluntária do fabricante nas seguintes condições de garantia.
A Hansgrohe concede ao comprador inicial uma garantia do fabricante para os produtos hansgrohe. Esta garantia voluntária do fabricante aplica-se além dos direitos legais que o comprador inicial possui em relação ao seu vendedor. Quaisquer outras reivindicações do comprador inicial contra a Hansgrohe (p. ex., com base em qualquer garantia do produto) permanecem igualmente inalteradas (consulte o ponto VII abaixo).
É considerado um “comprador inicial” um cliente que tenha adquirido o produto hansgrohe como primeiro consumidor diretamente da Hansgrohe ou de um distribuidor Hansgrohe (em especial, empresa de equipamentos sanitários, distribuidor, mercado de materiais de construção). “Consumidor” no âmbito desta garantia de fabricante é qualquer pessoa física, que tenha adquirido o produto hansgrohe para uso privado e não para utilização no âmbito da sua atividade comercial ou independente (p. ex., para revenda ou instalação em terceiros).
A garantia do fabricante aplica-se apenas ao comprador inicial e não é transmissível. No caso de uma revenda do produto hansgrohe pelo comprador inicial, a garantia não é transferida para o comprador, independentemente do facto de o comprador ser também um consumidor.
A Hansgrohe garante ao comprador inicial que o produto hansgrohe adquirido não tem defeitos de material, fabrico e construção. Neste caso é determinante o estado da ciência e da técnica na data de fabrico.
A garantia é válida para todos os produtos hansgrohe durante um prazo de 5 anos a partir da data de compra do comprador inicial, mas no máximo até 6 anos após o fabrico. Estão excluídos os produtos hansgrohe exibidos nesta página.
O prazo de garantia não se prolonga devido à prestação de serviços no âmbito desta garantia do fabricante, especialmente no caso de reparação ou substituição. Nestes casos, o prazo de garantia também não começa a contar do início. Esta conclusão não é posta em causa se estas condições de garantia forem anexadas ao produto de substituição, dessa forma não é criada uma nova garantia nem é reiniciado o prazo de garantia.
Pedidos de indemnização por danos consequentes ou ao abrigo da garantia do produto apenas são válidos em conformidade com as normas legais obrigatórias.
A garantia do fabricante apenas se aplica a compra que adquiriram o respetivo produto num país em que a Hansgrohe esteja representada pela sua própria empresa de vendas ou por um distribuidor.
O exercício de direitos ao abrigo desta garantia exige que o comprador inicial notifique a Hansgrohe ou o distribuidor Hansgrohe no qual adquiriu o produto hansgrohe, mediante a indicação por escrito dos defeitos. Esta indicação por escrito dos defeitos deve ser efetuada dentro do prazo de caducidade de dois meses a partir do momento em que o comprador inicial reconheceu ou deveria ter reconhecido o defeito do produto hansgrohe e, em qualquer caso, antes do termo do prazo de garantia. Compete ao comprador inicial comprovar que a garantia ainda está dentro do prazo, apresentado, em especial, o comprovativo de compra do produto hansgrohe.
A indicação por escrito dos defeitos tem de incluir:
A indicação por escrito dos defeitos deve ser enviada por e-mail para sat@hansgrohe.pt ou através do formulário de contacto disponível em https://www.hansgrohe.pt/contact?topic=complaintPT. Após receção da indicação por escrito dos defeitos, a Hansgrohe entrará em contacto com o remetente no prazo de 3 dias úteis. O produto não pode ser desmontado antes do termo deste prazo e de quaisquer instruções em contrário. Esta conclusão não é posta em causa se forem previsíveis danos consideráveis.
Terminado o prazo de garantia, a reclamação da garantia prescreve. Se uma reclamação tiver sido feita dentro do prazo de garantia, em conformidade com os requisitos acima mencionados, mas se a garantia ainda não tiver sido prestada pela Hansgrohe, a prescrição é suspensa até que a garantia seja prestada.
A condição para a execução desta garantia é uma instalação correta do respetivo produto hansgrohe, em conformidade com os manuais de montagem Hansgrohe e com as boas práticas de engenharia (p. ex., por um serviço de reparações ou um profissional autorizado), assim como a utilização do respetivo produto hansgrohe, em conformidade com o manual de instruções e de montagem da Hansgrohe. Isso inclui, entre outras coisas, mas não exclusivamente (e consoante o produto) a lavagem correta dos tubos de entrada de água antes da instalação do produto ou após as obras, de acordo com as normas em vigor, instalações de acordo com as figuras anexadas ao produto hansgrohe e a verificação da pressão de serviço na rede de água de acordo com as disposições técnicas.
Se a Hansgrohe puder provar ou se houver uma suspeita objetivamente fundada de que estas condições não são cumpridas, a Hansgrohe pode recusar-se a prestar o serviço de garantia, a menos que o comprador inicial comprove que as condições acima mencionadas são cumpridas.
Cada produto hansgrohe inclui eventuais manuais de instrução e de montagem, assim como eventuais instruções técnicas que também estão disponíveis em https://www.hansgrohe.pt/.
Esta garantia do fabricante não justifica reclamações em caso de:
Esta garantia não se aplica em caso de:
Em caso de reclamação da garantia de acordo com a secção I.-IV., a Hansgrohe concede a garantia do fabricante por sua própria iniciativa e em conformidade com as disposições subsequentes, 1) reparando o respetivo produto hansgrohe ou fornecendo as peças sobressalentes necessárias, 2) substituindo o respetivo produto ou 3) reembolsando ao comprador inicial o valor do preço de compra.
1) Reparação
Normalmente, o comprador inicial solicita a reparação do produto hansgrohe com defeito por parte um profissional local, após autorização prévia da Hansgrohe. Neste caso, a garantia do fabricante cobre o fornecimento gratuito das peças de substituição necessárias. Se a Hansgrohe decidir por escrito realizar a reparação, então a Hansgrohe assume os custos das peças de substituição, da instalação e mão-de-obra própria, assim como eventuais despesas com o transporte ou envio do produto hansgrohe. O comprador inicial deve disponibilizar o produto hansgrohe com defeito.
2) Substituição
Em caso de substituição, o produto hansgrohe com defeito será substituído por um produto hansgrohe do mesmo tipo, qualidade e modelo. Se o produto hansgrohe em questão já não for fabricado no momento da ocorrência do defeito, a Hansgrohe tem o direito de fornecer um produto de substituição semelhante. O transporte ou o envio para e da Hansgrohe ou para ou do distribuidor Hansgrohe, assim como qualquer medida relativa à substituição do produto hansgrohe (incluindo a desmontagem e reinstalação) apenas podem ser efetuados com a autorização prévia da Hansgrohe. Se a Hansgrohe concordar com a medida proposta, a Hansgrohe suportará os custos decorrentes da execução da medida. Salvo disposição em contrário, o comprador inicial está obrigado a recolher o novo produto hansgrohe no distribuidor Hansgrohe mais próximo. O produto hansgrohe substituído passa a ser propriedade da Hansgrohe após a sua desmontagem.
3) Reembolso do valor do preço de compra
Se a Hansgrohe preferir devolver o valor do preço da compra e o confirme por escrito, o comprador inicial devolve o produto hansgrohe com defeito e a Hansgrohe reembolsa-o com o valor total do preço de compra. O produto hansgrohe com defeito passa a ser propriedade da Hansgrohe após o reembolso do valor do preço de compra.
Se o cliente comunicar um defeito como caso de reclamação da garantia, mas as condições para uma prestação de garantia ao abrigo desta garantia do fabricante não forem cumpridas, os custos decorrentes do envio ou transporte do produto devem ser suportados pelo comprador inicial. Além disso, o comprador inicial deverá suportar os custos, incluindo eventuais custos de mão-de-obra, incorridos pela Hansgrohe decorrentes da eventual desmontagem ou verificação ou transporte de retorno do produto.
Se, apesar disso, o comprador inicial pretender que a reparação seja efetuada depois de ter sido informado de que a garantia não se aplica e dos custos previstos decorrentes da reparação, o comprador inicial final deverá suportar os custos das peças sobressalentes e os custos de mão-de-obra.
Se o produto hansgrohe não apresentar o defeito em questão logo na entrega, cabe à Hansgrohe decidir, individualmente em cada caso, se será efetuada uma eliminação por uma questão de justiça. O comprador inicial não tem, neste caso, direito legal à eliminação de defeitos.
Além dos direitos derivados desta garantia voluntária do fabricante, o comprador inicial tem ainda a seu favor, e sem restrições, os direitos legais.
Esta garantia do fabricante não afeta quaisquer outros direitos legais ou contratuais (em especial direitos de garantia) que o primeiro cliente final possa ter perante o distribuidor hansgrohe, junto do qual adquiriu o produto hansgrohe.
Além disso, não são limitados nem substituídos os direitos legais do comprador inicial perante a Hansgrohe. Tal diz particularmente respeito às normas de responsabilidade legais imperativas ao abrigo da lei sobre a responsabilidade por produtos ou eventual responsabilidade delitual por parte da Hansgrohe.
A continuidade dos direitos do comprador inicial aplica-se independentemente da existência de um caso de reclamação da garantia e da execução da garantia por parte do comprador inicial.
Hansgrohe S.A.U.
Passeio dos Cruzados, Bloco I Loja 2.01.01 J
1990-070 Lisboa